sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pradaria


Pradaria é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte.
A pradaria brasileira é o pampa. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas (Odum, Fundamentos de Ecologia, 2004) O solo geralmente é cheio de túneis e tocas de animais. As pradarias são também encontradas ao lado de desertos.
O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias. A fauna é constituída por carnívoros e coleóptero

mangues


Os mangues são ambientes próprios do litoral de regiões tropicais. Caracterizam-se como pontos de ligações ambientais de água doce, marinho e terrestre.
Nesses biomas, também conhecidos como manguezais, ocorre uma intensa deposição de detritos orgânicos e inorgânicos que, misturados à água doce e salgada, formam um solo movediço e lamacento.
O solo dos mangues apresenta alta salinidade; abriga então plantas que se desenvolve bem em terrenos salgados. O solo desses ambientes é também movediços e pobre em gás oxigênio.
A fauna dos mangues inclui animais como crustáceos, moluscos, rãs, jias, cágados, jacarés,mutucas, os maruins, mosquitos, abelhas, sardinha, bagre, robalos, tainhas, baiacus, anchovas, Morcegos, macacos, guaxinins, capivaras, aratu, caraguejo-uça, siri, guaiamu, teredo, turu ou buzano.